Benedetta ItaliaAcompanhe o Benedetta Italia nesta quinta, a partir das 21h00, pela Rádio Universidade AM.

Na audição desta semana, continuando a série Grandes Nomes da Música Italiana, o destaque fica por conta de Gigliola Cinquetti e Domenico Modugno. Gigliola Cinquetti nasceu a 20 de dezembro de 1947, na cidade de Verona, na região do Vêneto. Cantora, atriz, jornalista e apresentadora de televisão, ele fez sua estreia nos palcos aos quinze anos, em 1963, quando venceu o Festival de Castrocaro, com a canção Le Strade di Notte . No ano seguinte, venceu o Festival di Sanremo defendendo Non Ho L’età (Per Amarti). Ainda em 64, com a mesma música, alcançou o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção, em Copenhague. A partir daí alçou uma carreira de muito sucesso.

Domenico Modugno, considerado um dos mais importantes cantores da Itália no século XX, nasceu a 9 de janeiro de 1928, em Polignano a Mare, na região da Puglia, e morreu aos 66 anos, a 6 de agosto de 1994, na bela ilha de Lampedusa, na região da Sicília. Foi cantor, compositor, ator, cineasta e político, tendo exercido mandato no Parlamento italiano, pelo Partido Radical, entre 1987 e 1990.

O Benedetta Italia vai ao ar pela Universidade AM, toda quinta, na faixa das 21h00 às 22h00. A produção e edição é de Milton Oliveira, com apresentação de Helvio Cecchin.

O programa pode ser ouvido pelos 800 AM, pelo site da emissora ou pelo perfil da rádio na plataforma Farol.

A italianidade está presente em outros momentos na programação da Universidade AM: Italia di Sempre, destacando o melhor da música romântica italiana, no sábado, às 22h00, com reprise no domingo, às 19h00; Canzoni della Domenica, tocando as canções populares folclóricas da Itália, no domingo, às 08h00; e ainda tem o Arquivo 800, que dedica a noite de terça para os grandes nomes da música italiana, às 23h00. A UniFM também veicula o Italia di Sempre, no sábado à noite, e o Canzoni della Domenica, na manhã de domingo.

Print Friendly, PDF & Email