Radiodocumentários

No segundo semestre de 2015, o Magazine investiu na produção de dois radiodocumentários, com objetivo da aprimorar o aprendizado jornalístico de suas bolsistas.

O primeiro doc foi ao ar em 03/12, sob o título “Curto Alcance: o cenário da radiodifusão comunitária na região central do Rio Grande do Sul”. O dossiê sobre a comunicação cidadã na nossa região foi produzido pela acadêmica Kelem Duarte, então formanda do curso de Jornalismo da UFSM.

Em foco, o cotidiano de quatro rádios comunitárias da região central gaúcha, com instalações adaptadas e equipes reduzidas, que sobrevivem às dificuldades de se manter no ar apenas com apoio cultural e pouco incentivo do governo. Mas, dia após dia cumprem o papel de dar voz à comunidade.

O radiodocumentário Curto Alcance trouxe o depoimento de integrantes de emissoras das cidades de Agudo, Formigueiro e São Pedro do Sul. E também o relato do diretor da rádio Nova Onda, do bairro Nova Santa Marta, aqui de Santa Maria, que lutava na justiça pela concessão para iniciar as transmissões via antena. Na época, a Nova Onda funcionava apenas como rádio web e produzia conteúdos para os moradores da ocupação fundiária Nova Santa Marta.

O segundo doc foi ao ar em 04/12, sob o título “Kiss, a Tragédia Acontecida – O dia que Santa Maria ardeu em chamas”. No trabalho, a acadêmica Paula Mattos, formanda do curso de Jornalismo da UFSM, saiu a campo para ouvir sobreviventes, familiares de vítimas, profissionais médicos e ativistas dos movimentos que surgiram depois de 27 de janeiro de 2013.

A produção jornalística tomou como propósito resumir o que aconteceu a 27 de janeiro de 2013 e suas consequências. Naquela data, Santa Maria, a cidade coração do Rio Grande, sofreu sua maior tragédia. Um incêndio na Boate Kiss provocou a morte de 243 jovens e deixou centenas de feridos e desde então, a comunidade local sofre com as consequências desse triste episódio.

No radiodocumentário, Kiss, a Tragédia Acontecida, o ouvinte pode saber mais sobre como um sobrevivente conseguiu escapar do incêndio, sua recuperação e as lições que aprendeu com o dia 27 de janeiro. Além de depoimentos de pais e mães de vítimas da tragédia falando sobre suas dores do luto e também de sua luta na busca por justiça pela morte precoce de seus filhos. A produção também contou o que foi feito no sistema de saúde pública da cidade para atender os sobreviventes.

Print Friendly, PDF & Email