Mirante

O programa Mirante estreou na Rádio Universidade AM em 09/06/2003, ocupando o horário das 17h05 às 18h00, nas segundas, terças e sextas, ao vivo, com os quadros Almanaque; Informações do Tempo; Crônica; Destaque da Música Gaúcha; Cotidiano, com Gilson Piber; Finestra Italiana, com Helvio Cecchin; Memória MPB, com Wagner Serafini dos Santos; e Saber Ciência, com Roberto Montagner. O slogan do programa: “Seu programa multimídia na rede!”.

Além dos colaboradores citados, contou com a voz de Maria Elena de Mello para suas vinhetas. Neste programa fiquei responsável pela coordenação, produção, pesquisa, apresentação, edição dos quadros e operação técnica.

Em 06/07/2003, o Mirante ganhou uma página na internet, para divulgação de suas atividades, que foi desativada da rede no final de 2012, por conta da extinção do serviço gratuito do provedor BOL.

Em 12/09/2003, depois de um período de greve nas instituições federais, o programa ganhou novo horário, 21h05 às 22h15, todas as sextas, mantendo os quadros Cotidiano, Finestra Italiana, Memória MPB e Saber Ciência.

O quadro Cotidiano, assinado pelo jornalista Gilson Piber, era um espaço para a opinião sobre os temas do dia-a-dia local e nacional, sejam eles sociais, políticos ou comportamentais, comentados de forma livre, mas com responsabilidade.

Em italiano, “finestra” significa “janela”. O quadro Finestra Italiana era uma verdadeira janela para a cultura musical da Itália. Com apresentação de Helvio Cecchin, também apresentador do Benedetta Italia, o espaço mostrava de forma seriada as músicas vencedoras do Festival di San Remo. Depois do final do Mirante, o quadro foi veiculado pelo Roteiro. Mais tarde, o quadro ressurgiu no Expresso 292.

Memória MPB, com produção e apresentação de Wagner Serafini dos Santos, promoveu um resgate do cancioneiro popular nacional. O quadro, que já fazia parte do Conexão 292 (então com Candido Otto da Luz), veio provar mais uma vez que a Música Popular Brasileira é uma das mais ricas e variadas do mundo.

O quadro Saber Ciência, com Roberto Montagner, destacava as novidades científicas do momento. O quadro, que também fizera parte do Conexão 292, só recebeu roupagem nova.

O programa Mirante encerrou sua curta história em 19/12/2003, quando foi ao ar sua última audição, um Especial de Natal.

Print Friendly, PDF & Email