sábado, novembro 23Bem-vindo ao portal Aprendiz do Mundo.
Shadow

Magazine

Magazine

O programa Magazine foi um produto da Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria. Na última fase, tornou-se um espaço especializado na divulgação e valorização dos novos nomes da música popular brasileira, dando atenção especial às gravações em disco dos artistas convidados. A cada dia, uma nova audição dedicada a um cantor, cantora, dupla ou grupo, ou até mesmo a um conjunto de artistas. Seu slogan era “O som do Brasil!”.

Voltado ao público adulto, apreciador de música, o Magazine estreou na grade de programação dos 800 AM em 20/10/2014. Encerrou sua trajetória em 31/10/2018, quando foi ao ar a sua audição de número 1053. O programa ocupava a faixa das 20h00 às 21h00, de segunda a sexta.

O Magazine, nesta sua última fase, conflituou sua área de atuação com o Atração Nacional, que também dá atenção a música brasileira contemporânea. Por isso, desde 05/11/2018 o Atração Nacional ocupou o horário do Magazine na emissora AM e fez sua estreia na Uni FM.

Numa primeira fase, da estreia até 30/03/2018, o Magazine se dedicou à música de qualidade e divulgação de matérias e ações de cidadania, educação, solidariedade, sustentabilidade, direitos humanos e inclusão. Voltado ao público adulto, apreciador de música e informações do bem, o programa manteve uma variedade de quadros e diversidade de colaboradores, com parcerias firmadas com diversas instituições produtoras de conteúdo relevante. Entre os quadros produzidos localmente, estavam A Canção do Dia, Conversa de Botequim, Editoria S, Elis Para Sempre, Finestra Italiana e Talento em Destaque. Seu slogan era “A comunicação do bem!”.

Mantinha, também, colaborações externas, como o Ondas da Ciência, produção da FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. E outros conteúdos.

Além do programa de rádio, o Magazine manteve seu próprio site (só desativado em 2024), vinculado ao domínio Aprendiz do Mundo. E fanpage no Facebook (ainda disponível, para registro).

O programa podia ser ouvido pela frequência 800 AM, pelo site das Rádios da UFSM ou pelo perfil da rádio AM (naquela época) na plataforma institucional Farol. Depois era disponibilizado para download e audição no Radiotube, onde são encontradas todas as edições do programa.

Magazine

O Magazine só cumpriu seus propósitos graças à equipe abaixo…


Milton Oliveira: titular
#programamagazine #sitemagazine #fanpagemazine #quadros

Milton OliveiraMilton Oliveira de Freitas é natural de Santa Maria, RS, onde nasceu a 10 de maio de 1964. Radialista, aprendiz de webmaster e poeta inédito. Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Televisão, pela UFSM, em 1985. Funcionário da instituição desde 1993, ocupando o cargo de Programador de Rádio e Televisão nas Rádio da UFSM.

Milton Oliveira, no Magazine, era responsável pela coordenação, pesquisa, produção, seleção de repertório, gravação e edição do programa, criação e produção de quadros, gerenciamento de colaboradores, e também webdesigner e webmaster do site.

Foto: © 2017 – Angélica Müller


Anaqueli Rubin: colaboradora
#voz

Anaqueli RubinAnaqueli Rubin é Bacharel em Comunicação Social. Concluiu o curso de Jornalismo, pela UFSM, em 2008. É Mestre em Comunicação, também pela UFSM, em 2012. É funcionária da instituição, onde ingressou em 2014 no cargo de Jornalista, atuando no Núcleo de Televisão Universitária (TV Campus) da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Anaqueli atuou no Diário de Santa Maria, em 2008, na produção da Revista da Quarta Colônia, em 2008; na RBS TV Santa Maria, em 2008-09; na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Palma/RS, em 2009; e na Assessoria de Imprensa da ASSUFSM (Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria), de 2009-14. Já dirigiu o Núcleo de Televisão da CCS/UFSM.

Anaqueli Rubin, no Magazine, emprestou sua voz para as vinhetas e chamadas promocionais do programa.

Foto: © 2014 – Arquivo pessoal


Helvio Cecchin: colaborador
#finestraitaliana

Helvio CecchinHelvio Nicoloso Cecchin é natural de Santa Maria, RS, onde nasceu a 17 de dezembro de 1946. Bacharel em Economia, pela UFSM, em 1978. Representante comercial por mais de vinte anos, hoje aposentado. Filho de italianos, Helvio sempre cultivou a cultura da pátria-mãe. Casado com Zenir Maria Forgiarini Cechin, professora egressa da UFSM, é pai de três filhos. Grande apreciador de viagens, já conheceu todos os países do Mercosul. Em 2001 realizou o sonho de todo imigrante italiano, esteve na Itália para conhecer suas raízes, e, no retorno, visitou também os Estados Unidos. Em 2007 voltou à Itália, em viagem de turismo religioso, visitando também a Croácia e a Bósnia. No início de 2014 retornou aos Estados Unidos.

Helvio Cecchin atuou em rádio desde 2001, quando assumiu a apresentação do Benedetta Italia na Universidade AM. Também apresentou os programas Canzoni della Domenica e Italia di Sempre.

Helvio Cecchin, no Magazine, era apresentador do quadro Finestra Italiana.

Foto: © 2017 – Arquivo pessoal


Wagner Serafini: colaborador
#conversadebotequim

Wagner SerafiniWagner Serafini dos Santos é Bacharel em Comunicação Social. Concluiu o curso de Jornalismo, pela UFSM, em 2003. É funcionário da instituição, onde ingressou em 2004 no cargo de Assistente em Administração. É mestre em Patrimônio Cultural, pela UFSM.

Wagner atua em rádio desde 2000, quando criou, produziu e apresentou pela Universidade AM o programa semanal Conversa de Botequim, que permaneceu por três anos na grade da emissora, recebendo músicos da velha guarda e promovendo radiodocumentários dos grandes compositores da música popular brasileira. Em 2003, produziu e apresentou o quadro Memória MPB, para o programa Mirante, de Milton Oliveira. Em 2010 e 2011, produziu e apresentou o quadro Naquele Tempo, para o programa Sempre aos Sábados.

Wagner Serafini, no Magazine, era produtor e apresentador do quadro Conversa de Botequim.

Foto: © 2016 – Arquivo pessoal


Clara Sitó: jornalista
#radiojornalismo

Clara SitóClara Sitó Alves é natural de Cascavel, PR, onde nasceu a 05 de dezembro de 1991. Permaneceu radicada em Santa Maria no período da faculdade. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM, tendo cursado de 2013 ao 1º semestre de 2017.

Atuou como bolsista do Magazine de julho/2014 a agosto/2015, na produção dos quadros Conexão Plural e Repórter Cidadania, e locuções para o Editoria S. Se manteve colaboradora até conclusão da faculdade, emprestando sua voz à campanha Direitos Humanos.

Foto: © 2014 – Arquivo pessoal


Kelem Duarte: jornalista
#radiojornalismo

Kelem DuarteKelem Duarte Freitas é natural de Alegrete, RS, onde nasceu a 21 de novembro de 1994. Permaneceu radicada em Santa Maria no período da faculdade. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM, tendo cursado de 2012 a 2015.

Atuou na Rádio Universidade AM nos anos de 2014 e 2015, alternando voluntariado e bolsa acadêmica. Voluntária, executou a produção, pesquisa, edição e apresentação da série cultural Cultura Gaúcha. Como bolsista do Magazine, esteve na produção dos quadros Conexão Plural e Repórter Cidadania, locuções para o Editoria S e a produção do radiodocumentário Curto Alcance: o cenário da radiodifusão comunitária na região central do Rio Grande do Sul.

Foto: © 2014 – Ítalo Holanda Padilha


Paula Mattos: jornalista
#radiojornalismo

Paula MattosPaula Bisio Mattos é natural de Santana do Livramento, RS, onde nasceu a 8 de abril de 1991. Permaneceu radicada em Santa Maria no período da faculdade. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM, tendo cursado de 2012 a 2015.

Atuou na Universidade AM nos anos de 2014, bolsista no programa Campus da Gente, e no segundo semestre de 2015, bolsista no Magazine. No nosso programa, foi responsável locuções para o Editoria S e a produção do radiodocumentário Kiss, a Tragédia Acontecida – O dia que Santa Maria ardeu em chamas.

Foto: © 2014 – Ítalo Holanda Padilha

Magazine

O programa Magazine, da sua estreia em 20/10/2014 a 30/03/2018, manteve uma fase no formato de rádio revista. Neste período, a produção contou com bolsistas de Jornalismo da instituição, que aplicaram seus conhecimentos acadêmicos na elaboração de matérias jornalísticas envolvendo as temáticas de cidadania, educação, solidariedade, sustentabilidade, direitos humanos e inclusão. Muitos destes conteúdos continuam disponíveis na internet para audição ou pesquisa de estudiosos.


CONEXÃO PLURAL foi uma editoria jornalística fixa do Magazine, agendada por temporada, com inserção no programa da sexta. A primeira temporada foi veiculada de 24/10/2014 a 16/01/2015, incluindo 6 edições inéditas e reprises subsequentes. A segunda temporada permaneceu no ar de 10/04 a 31/08/2015, com 7 edições inéditas e reprises subsequentes. A busca pelo envolvimento social do ser humano moderno continua num crescente significativo nos últimos anos, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O propósito desta editoria era valorizar as pessoas que criam e/ou gerenciam projetos sociais na nossa região. A cada semana uma de nossas repórteres entrevistava alguém que fazia cidadania na prática, doando seu trabalho profissional e/ou voluntário em benefício de outros seres. Conexão Plural tinha pauta e entrevista de Clara Sitó e Kelem Duarte, à época acadêmicas de Jornalismo, e edição final de Milton Oliveira, titular do programa. Os conteúdos estão disponíveis para download e audição no Radiotube.


EDITORIA S era um quadro jornalístico fixo do Magazine, agendado como terceira atração de cada programa, de segunda a sexta. Se manteve no programa de 02/03/2015 a 30/03/2015. Diariamente narrávamos matérias ou dicas enfocando algum tópico dentro da área temática da sustentabilidade. A série tinha pauta, redação de texto, narração e edição final de Milton Oliveira. Em 2015, as locuções foram alternadas pelas repórteres Clara Sitó (1º semestre), Kelem Duarte (ano inteiro) e Paula Mattos (2º semestre). Outras informações neste link.


RADIODOCUMENTÁRIOS. No segundo semestre de 2015, o Magazine investiu na produção de dois radiodocumentários, com objetivo da aprimorar o aprendizado jornalístico de suas bolsistas.

O primeiro doc foi ao ar em 03/12, sob o título “Curto Alcance: o cenário da radiodifusão comunitária na região central do Rio Grande do Sul”. O dossiê sobre a comunicação cidadã na nossa região foi produzido pela acadêmica Kelem Duarte, então formanda do curso de Jornalismo da UFSM.

Em foco, o cotidiano de quatro rádios comunitárias da região central gaúcha, com instalações adaptadas e equipes reduzidas, que sobrevivem às dificuldades de se manter no ar apenas com apoio cultural e pouco incentivo do governo. Mas, dia após dia cumprem o papel de dar voz à comunidade.

O radiodocumentário Curto Alcance trouxe o depoimento de integrantes de emissoras das cidades de Agudo, Formigueiro e São Pedro do Sul. E também o relato do diretor da rádio Nova Onda, do bairro Nova Santa Marta, aqui de Santa Maria, que lutava na justiça pela concessão para iniciar as transmissões via antena. Na época, a Nova Onda funcionava apenas como rádio web e produzia conteúdos para os moradores da ocupação fundiária Nova Santa Marta.

O segundo doc foi ao ar em 04/12, sob o título “Kiss, a Tragédia Acontecida – O dia que Santa Maria ardeu em chamas”. No trabalho, a acadêmica Paula Mattos, formanda do curso de Jornalismo da UFSM, saiu a campo para ouvir sobreviventes, familiares de vítimas, profissionais médicos e ativistas dos movimentos que surgiram depois de 27 de janeiro de 2013.

A produção jornalística tomou como propósito resumir o que aconteceu a 27 de janeiro de 2013 e suas consequências. Naquela data, Santa Maria, a cidade coração do Rio Grande, sofreu sua maior tragédia. Um incêndio na Boate Kiss provocou a morte de 243 jovens e deixou centenas de feridos e desde então, a comunidade local sofre com as consequências desse triste episódio.

No radiodocumentário, Kiss, a Tragédia Acontecida, o ouvinte pode saber mais sobre como um sobrevivente conseguiu escapar do incêndio, sua recuperação e as lições que aprendeu com o dia 27 de janeiro. Além de depoimentos de pais e mães de vítimas da tragédia falando sobre suas dores do luto e também de sua luta na busca por justiça pela morte precoce de seus filhos. A produção também contou o que foi feito no sistema de saúde pública da cidade para atender os sobreviventes.


REPÓRTER CIDADANIA era uma editoria jornalística fixa do Magazine, agendada por temporada. A primeira temporada foi ao ar de 21/10/2014 a 23/01/2015, com inserção na quinta, incluindo 13 edições inéditas e reprises subsequentes. A segunda temporada permaneceu no ar de 08/04 a 24/06/2015, com inserção na quarta-feira, incluindo 12 edições inéditas.

Em 2016, o quadro ganhou uma reapresentação especial no programa No Ritmo da Notícia, produzido e apresentado pelo jornalista Ciro Oliveira, incluído na grade da Universidade AM a partir de 18/04/2016, ocupando o horário das 18h02 às 18h50, de segunda a sexta. O Repórter Cidadania ia ao ar no programa da sexta.

Os temas de cidadania ganhavam matérias exclusivas, em reportagens locais que falavam de ações e projetos na área. A cada semana nossas repórteres preparam reportagens sobre temas que interessam ao público regional, explicando sobre a cidadania na prática, valorizando projetos e iniciativas sociais as mais diversas. Na primeira temporada, as matérias enfocaram voluntariado, terceiro setor, proteção às mulheres, trabalho infantil, lixo eletrônico, Comissão de Acessibilidade da UFSM, Novembro Dourado, inclusão digital, aplicativo Sangue Social, educação de jovens e adultos, consciência negra, câncer de próstata, e participação política do cidadão.

Repórter Cidadania tinha pauta e reportagem de Clara Sitó e Kelem Duarte, e edição final de Milton Oliveira. O acadêmico Guilherme Porto colaborou com uma edição na primeira temporada. Os programetes estão disponíveis para download e audição no Radiotube.


UNIFRA COMUNIDADE foi uma editoria jornalística fixa do Magazine, agendada por temporada. A temporada única foi ao ar de out/2014 a jan/2015, com inserção no programa de segunda. Os temas de cidadania do UFN – Universidade Fransciscana (à época, UNIFRA – Centro Universitário Franciscano) ganharam espaço exclusivo e inédito na programação da Universidade AM. A cada semana uma reportagem sobre um projeto, ação ou iniciativa social dos cursos e setores da instituição. A produção teve pauta e reportagem de Franciele Marques, então acadêmica de Jornalismo da UNIFRA, sob coordenação do jornalista e professor de radiojornalismo Gilson Piber, e edição final de Milton Oliveira. Os programetes estão disponíveis para download e audição no Radiotube.

Magazine

Enquanto revista, o Magazine apresentou diversas atrações aos ouvintes dos 800 AM, incluindo os mais diversos quadros e séries.


A CANÇÃO DO DIA era um quadro fixo do Magazine, sendo a primeira atração de cada audição, de segunda a sexta. Se manteve no programa de 20/10/2014 a 30/03/2018. Cada programete prestava homenagem a um compositor ou intérprete ou data comemorativa do dia, com informações rápidas sobre o homenageado ou a comemoração. A música escolhida não necessariamente era aquele grande sucesso do cantor ou autor, pelo contrário, o propósito era apresentar uma surpresa musical ao ouvinte a cada início de programa. O quadro tinha pesquisa, produção, locução e edição de Milton Oliveira, titular do programa. O acervo do quadro continua disponível para veiculação em outras emissoras. Mais informações neste link.


CONVERSA DE BOTEQUIM era um quadro fixo do Magazine, com inserção agendada na audição da quarta-feira. Se manteve no programa de 04/02/2015 a 28/03/2018. Cada programete enfocava um tema ou grande nome ou momento da nossa rica MPB, unindo um texto de profunda pesquisa com gravações históricas e ilustrativas. O quadro tinha pesquisa, produção e apresentação do jornalista Wagner Serafini. O acervo do quadro continua disponível para veiculação em outras emissoras. Mais informações neste link.


ELENCO MAGAZINE foi uma editoria do Magazine, com inserção agendada na audição da segunda-feira. No período de out/2014 a jan/2015 a inserção acontecia na sexta. Se manteve no programa de 24/10/2015 a 31/08/2015. O objetivo da proposta era valorizar artistas desvinculados da grande mídia, mas com um trabalho criativo e consistente. O elenco inicial da editoria, baseado em ações de divulgação já iniciadas em programas anteriores, reunia os nomes de Alcemar Santana, André Ayell, Marcello Dornelles e Nasser Khalil. Depois juntaram-se as estes, Nino Karvan (apresentador do quadro Descobrindo Sons) e Tony Angeli. O quadro tinha pesquisa, produção, redação de texto, locução e edição de Milton Oliveira. Os programetes estão disponíveis para download e audição no Radiotube.


ELIS PARA SEMPRE era um quadro fixo do Magazine, com inserção agendada nas audições de terça e quinta-feira. Até fev/2017, o quadro só era veiculado nas terças. Se manteve no programa de 21/10/2014 a 29/03/2018. Cada programete toca uma música na voz de Elis Regina, antecedida de rápido texto sobre algum fato ou momento da biografia da cantora. Ao chamar a música, há o registro dos compositores, disco e ano de lançamento do mesmo. O quadro tem pesquisa, produção, locução e edição de Milton Oliveira. O acervo do quadro, que tem 200 programetes, está disponível para veiculação em outras emissoras. Mais informações neste link.


FINESTRA ITALIANA era um quadro fixo do Magazine, com inserções agendadas em todos os programas. No período de out/2014 a jan/2015, manteve apenas a inserção na quarta-feira. Depois, continuou um período nas segundas, quartas e sextas. Se manteve no programa de 22/10/2014 a 30/03/2018. Cada programete tocava duas músicas no artista escolhido, antecedida de rápido texto sobre sua trajetória musical. O quadro tinha pesquisa, produção, redação de texto e edição de Milton Oliveira, com apresentação de Helvio Cecchin. Outras informações neste link.


MOMENTO’S. Nos anos de 2017 e 2018 também mantemos a série de quadros Momento’s, que reunia um quadro para cada dia da semana: Momento Samba Rock, a expressão suingada da música brasileira, na segunda; Momento Pop Sul, o som das bandinhas, na terça; Momento Country Music, o som folk cantado em inglês, na quarta; Momento Som Latino, a música latino-americana em destaque, na quinta; e Momento Reggae Brasil, o som rasta nacional em foco, na sexta.


TALENTO EM DESTAQUE era um quadro fixo do Magazine, com inserções agendadas em todos os programas, de segunda a sexta. Numa primeira fase, no período de 23/10/2014 a 29/01/2015 mantinha apenas a inserção da quinta-feira. Depois, de 03/02 a 30/08/2015, foi ao ar nas noites de terça e quinta-feira. Se manteve no programa de 23/10/2014 a 30/03/2018. Cada programete destacava um talento, falando da sua carreira e tocando duas canções do seu repertório. O elenco do quadro chegou a contar com 157 nomes, distribuídos por mais de 20 estados brasileiros e Portugal. O quadro tinha pesquisa, produção, redação de texto, locução e edição de Milton Oliveira.

Magazine

As atrações listadas abaixo eram produzidas externamente, por outras instituições parceiras.


BEM PENSADO. O quadro, produzido pela ONG Criar Brasil para o programa Sintonia Sesc Senac, enfocava a cada edição uma ação ou projeto de cidadania em alguma parte do Brasil. O Sintonia Sesc Senac era distribuído mensalmente para milhares de emissoras de rádio no país inteiro e pelo Radiotube. No Magazine, a inserção do programete acontecia na audição de quarta, nos períodos em que o Repórter Cidadania estava em férias.


CONSUMIDOR CONSCIENTE. Série de 60 drops produzidos pelos acadêmicos de Jornalismo da UCS – Universidade de Caxias do Sul. No Magazine, a inserção do programete acontecia nas audições de segunda a sexta. O conteúdo foi apresentado no período de 01/02/2016 a 28/02/2017.


DESCOBRINDO SONS foi um quadro fixo do Magazine, com inserção agendada no programa de sexta. A série com treze programetes, e suas subsequentes reprises, foi apresentada de 24/10/2014 a 31/08/2015. Em destaque, os mais diversos instrumentos musicais, sua história e suas curiosidades. Cada programete falava de um instrumento, sempre com execuções ilustrativas do próprio instrumento destacado. A série do quadro contou com programetes sobre o cavaquinho, saxofone, violão, clarineta, trompete, acordeom, guitarra baiana, flauta, violino, bandolim, gaita, trombone, e rabeca. Descobrindo Sons teve pesquisa, produção e apresentação de Nino Karvan, profissional da Rádio UFS FM, emissora da Universidade Federal do Sergipe.


DIREITO DO CONSUMIDOR. O quadro, uma produção da Agência Radioweb em parceria com a Associação Proteste, trazia sempre uma notícia ou dica importante, enfocando diversos aspectos dos direitos e canais de defesa que o consumidor brasileiro dispõe no seu dia-a-dia. No Magazine, a inserção do programete acontecia nas audições de segunda a sexta.


ESSA MÚSICA TEM HISTÓRIA. O Essa Musica Tem História foi um quadro fixo do Magazine, com inserção agendada no programa da quinta. As canções mais significativas da música brasileira contam importantes momentos da nossa história, seja como nação seja como indivíduo. E cada uma delas tem sua própria história, que merece ser narrada e perpetuada. Cada programete enfocava uma música, contando sobre sua criação, seu contexto histórico e sua importância para o cancioneiro nacional. E ouvindo sua gravação original. O quadro era uma produção associada da Escola do Legislativo e Rádio Assembleia, órgãos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apresentação do professor Luiz Fernandes. Fez sua estreia no nosso programa em 05/02/2015.


EXTENDA RÁDIO. Produção da Pró-reitoria de Extensão da UFSM, destacando projetos e ações que davam visibilidade à instituição. Quadro levado ao ar no segundo semestre de 2017.


FARRAPOS, UMA HISTÓRIA DE HEROÍSMO. Série temática enfocando a Revolução Farroupilha, importante fase da história do Rio Grande do Sul, contando os principais acontecimentos entre os anos de 1835 a 1845. A série, produzida e apresentada pelo músico, pesquisador e poeta Odilon Ramos, foi ao ar no Magazine no período de 03/08 a 07/10/2015, totalizando 48 episódios. Em 2016, também veiculamos a série, renovada.


FIQUE POR DENTRO. O quadro, produzido pela ONG Criar Brasil para o programa Sintonia Sesc Senac, enfocava a cada edição um tópico de cidadania, qualidade de vida, acessibilidade, sustentabilidade, direitos humanos, educação ou saúde. O Sintonia Sesc Senac, confirmando, era distribuído mensalmente para milhares de emissoras de rádio no país inteiro e pelo Radiotube. No Magazine, a inserção do programete acontecia nas audições de terça e quinta.


MINUTO DA INCLUSÃO. O quadro, produzido pelo Instituto MID Comunicação e Cidadania, trazia notas sobre acessibilidade e valorização de ações, projetos e legislações em torno das deficiências humanas no Brasil. Com apresentação de Tuca Munhoz, era distribuído pela Radioagência Nacional, setor da EBC que produz e distribui conteúdo jornalístico para a Rede Pública de Rádios. No Magazine, a inserção do programete acontecia nas audições de sexta.


O NEGÓCIO É O SEGUINTE. Série temática com informações, dicas e orientações práticas aos microempreendedores individuais. A série, uma produção da empresa paulistana Bocaina72 Som e Imagem para o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foi ao ar no Magazine no período de 25/05 a 07/08/2015, totalizando 60 episódios.


ONDAS DA CIÊNCIA. Quadro semanal com conteúdo científico. Produção da FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, dentro do seu projeto Minas Faz Ciência, com objetivo de promover a divulgação da produção científica das universidades e centros brasileiros de pesquisa. Levado ao ar nos anos de 2015 a 2018. Encerrou sua veiculação em 26/04/2018, na semana que o programa encerrou sua fase como revista.


PAPO DE ESPECIALISTAS. Série temática com informação e conhecimento em gestão para a pequena empresa. A série, uma produção da empresa paulistana Bocaina72 Som e Imagem para o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foi ao ar no Magazine no período de 28/09 a 18/12/2015, totalizando 60 episódios. E reapresentada de 09/05 a 29/07/2016.


REPÓRTER RADIOTUBE. O quadro, produzido pela ONG Criar Brasil e distribuído pelo Radiotube, enfocava a cada edição um tópico de cidadania, problemas urbanos, acessibilidade, sustentabilidade e direitos humanos. No Magazine, a inserção do programete acontecia nas audições de segunda.

Magazine

As matérias de chamada para cada audição se encontram em nosso arquivo neste link.