O Dia do Gaúcho é o evento festivo mais importante da cultura sul-rio-grandense. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que transcorreu nos anos de 1835 a 1845. A Revolução Farroupilha foi a mais longa rebelião do período regencial do Brasil. O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835, por isso a data é o principal feriado estadual do Rio Grande do Sul.
Nesta terça, para comemorar o 20 de setembro deste ano, a Rádio Universidade AM preparou uma seleção especial para seus espaços musicais. O repertório reúne grandes canções que exaltam o nosso Estado, nossa cultura, nosso povo e nossas tradições, nas vozes dos mais destacados artistas das vertentes fandangueira e nativista da música regional gaúcha.
Será oportunidade para ouvirmos títulos como Eu Sou do Sul, Pátria Gaúcha, O Rio Grande é Minha Morada, Gaúchos da Paz, Chão Gaúcho, Meu Pago Sul, Nas Tradições do Rio Grande, Tordilho Negro, As Bandeiras de Setembro, O Rio Grande Me Criou, Viva a Bombacha, Me Comparando ao Rio Grande, Tudo Vem do Campo, Rio Grande Tchê, e a mais representativa criação do cancioneiro gaúcho, Querência Amada.
Desfilarão pelos 800 AM, dentre tantos outros, nomes como Rui Biriva, Os Monarcas, Tchê Fandango, Grupo Rebenque, Adair de Freitas, Grupo Embalos da Serra, Érlon Péricles, Os Reis do Fandango, Grupo Manotaço, Leonardo, Grupo Quero-Quero, Oswaldir e Carlos Magrão, Os 3 Xirus, Elton Saldanha, Grupo Bailanta, Chiquito e Bordoneio, Os Serranos, José Cláudio Machado, Grupo Estância, Os Fandangueiros, Iedo Silva, Garotos do Fandango, Cássia Abeu, Grupo Raízes e Teixeirinha.
O Especial Dia do Gaúcho vai figurar na programação da Rádio Universidade durante todo este dia 20, nos seguintes horários: 00h00 às 07h00; 07h25 às 09h00; 11h00 às 12h00; 12h25 às 13h00; 13h10 às 17h00; e 23h00 às 23h59. A iniciativa, pesquisa e seleção de repertório é do Programador RTV Milton Oliveira.
Também no feriado desta terça, o Informe Cultural vai ser especial, destacando a história de Cristóvão Pereira de Abreu, o primeiro tropeiro a desbravar o Rio Grande do Sul. Ele foi criador, no século XVIII, do Caminho Tropeiro, roteiro comercial que impulsionou a criação de núcleos populacionais como Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula e Vacaria. O programa vai ao ar às 13h00, com produção e apresentação do agora colaborador Roberto Montagner.
Acompanhe a programação pelos 800 AM, pelo site da emissora ou pelo perfil da rádio na plataforma Farol.